
Amanhã, dia 22 de setembro é o dia mundial sem carro. Ajude a melhorar o trânsito da sua cidade, diminuir o estresse e quem sabe até ajudar a exercitar o corpo!
Em São Paulo, foi criado um projeto de aluguel de bicicletas elaborado pelo Metrô em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A inspiração veio do serviço municipal de bicicletas de Paris (como na foto acima), que começou em 2007 já com a oferta de 10 mil bicicletas e a promessa de dobrar esse número.
A capital paulista tem 80 bicicletas diponíveis ao todo, dez em cada estação que estão
espalhadas nas zonas sul (Vila Mariana), leste (Carrão, Corinthians-Itaquera e Guilhermina Esperança). No centro (Sé, Paraíso, Anhangabaú, Marechal Deodoro). Outras oito estações terão paraciclos (estruturas para acorrentar bicicletas).
Quem quiser levar a iniciativa a diante, aqui vão algumas dicas do blog oficial do dia mundial sem carro:
SE VOCÊ TEM UMA BICICLETA...
Use-a em pequenos deslocamentos, como para ir de sua casa até a locadora, ao parque ou ao cinema. Com um cesto, você pode até mesmo ir à feira.
Lembre-se de tomar alguns cuidados:
- Não ande na contramão, nem sobre as calçadas, para evitar acidentes com pedestres
- Use capacete
- Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo, onde circulem caminhões e ônibus – procure rotas alternativas, usando ruas calmas
- Faça uso de sinais de braço para comunicar suas intenções aos motoristas
- Pedale pelo lado direito da via, a 1m dos obstáculos
- Ao ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando um retrovisor
- Parando no semáforo, ocupe o centro da faixa, evitando ficar espremido entre os automóveis e o meio-fio
DESCUBRA SUA CIDADE A PÉ
O ato de caminhar faz com que você viva de fato a sua cidade e descubra peculiaridades que não percebe quando está dirigindo ou dentro de um automóvel. Incluir trajetos a pé no seu dia a dia faz você mais saudável e diminui o estresse provocado pelo corre corre.
Pedestres têm direitos. Um dos principais é o da preferência sobre veículos nas faixas de segurança, mesmo quando não há semáforo. Procure estimular motoristas a lembrar disso e, quando for dirigir, não esqueça de dar prioridade ao pedestre.
USE TRANSPORTE COLETIVO
Procure usar ônibus, metrô e trens para fazer seus deslocamentos ou parte deles. Acompanhe os projetos de melhoria do sistema de transporte coletivo e dê sua opinião.
- Consulte os itinerários no site da SP Trans www.sptrans.com.br ou ligue 156 para a Central de Informações
Fontes: http://diamundialsemcarro.ning.com/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u440399.shtml